Estratégias para minimizar os efeitos de compactação e encrostamento
Apesar de ter uma ação bastante negativa sobre a plantação, é possível minimizar os efeitos desses processos. É preciso, claro, cuidado para que o solo receba a atenção desde o início da semeadura.
Algumas técnicas conservacionistas como rotação de culturas, plantio direto ou cobertura do solo podem ajudar a reduzir os processos negativos. Além disso, o uso de equipamentos adequados garante a redução na compactação do solo.
Por fim, o controle de trânsito no local da plantação também ajuda a manter o solo em dia.
Impactos da Desuniformidade na Emergência no Rendimento de Grãos
AA emergência é uma fase crítica no desenvolvimento das plantas, pois esse é o período do plantio que inicia a competição por recursos e a exploração do ambiente. É nesse momento que a desuniformidade pode aparecer e é algo comum, que pode trazer impactos negativos.
Um estudo realizado no Brasil mostrou que a desuniformidade reduziu em 20% o rendimento da cultura do milho. Isso mostra que é preciso verificar as melhores ações para evitar que o problema se apresente.
Avaliação dos Efeitos na Competição das Plantas
A desuniformidade de emergência pode afetar drasticamente a competição entre plantas de várias maneiras. As que emergem primeiro podem ocupar mais espaços e absorver mais recursos que as que saírem mais tarde.
Além disso, essas plantas desenvolvem mais hormônios vegetais e crescem com mais saúde, tendo vantagem sobre as demais.
Capacidade de competição por água, luz e nutrientes
A desuniformidade pode afetar a capacidade de competição das plantas na busca por recursos para o desenvolvimento. As plantas que emergem primeiro podem ocupar mais espaço no solo e, dessa forma, ter mais acesso à água da irrigação.
O mesmo acontece na busca por luz. Com um desenvolvimento maior da área superior, as plantas que emergem depois podem ser bloqueadas e receber menos luz durante o desenvolvimento. É preciso tomar cuidado!
Estratégias para Melhorar a Uniformidade na Emergência
Apesar do impacto negativo da desuniformidade na emergência, existem estratégias que podem garantir uma maior uniformidade durante o plantio e desenvolvimento da planta.
Semeadura direta: essa técnica reduz a compactação do solo e pode melhorar a germinação;
Semeadura mecanizada: ela pode ajudar a precisar mais a semeadura e melhorar a uniformidade na distribuição das sementes;
Semeadura com distribuição localizada: com a disposição em pontos específicos do solo, essa forma de semeadura pode melhorar significativamente a uniformidade da germinação.
Relação entre Distribuição de Plantas e Espaçamento
Uma boa distribuição das sementes durante o plantio, gerando um espaçamento de qualidade, é um fator de alta importância para uniformidade da lavoura. Com maior espaçamento, a probabilidade de as plantas emergirem uniformemente é maior.
Além disso, a competição por recursos também se torna mais equilibrada. Com sementes plantadas com bons espaçamentos das linhas, o crescimento e o espalhamento se tornam mais iguais.
Um espaçamento reduzido entre as linhas pode melhorar a uniformidade da emergência e da distribuição das plantas na linha. Um estudo realizado no Brasil com milho mostrou que a redução do espaçamento de 80 cm para 40 cm aumentou a uniformidade da emergência em 15% e a produtividade em 10%.
Artigo redigido por Agência Marketing Start.
Comentarios